A iniciativa dos deputados surge como reação à decisão de Moraes de impedir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de viajar ao exterior para acompanhar a posse de Trump. Bolsonaro está com o passaporte retido pela Polícia Federal e proibido de deixar o Brasil por determinação judicial.
Entre os parlamentares que integram a delegação estão os baianos, Leandro de Jesus (PL) e Capitão Alden (PL), além de Gustavo Gayer (PL-GO); Cabo Gilberto Silva (PL-PB); Bia Kicis (PL-DF); Marcel van Hattem (Novo-RS); Giovani Cherini (PL-RS); Mauricio Marcon (Podemos-RS); e Messias Donato (Republicanos-ES).
Além disso, os parlamentares citam um projeto que tramita no Congresso americano e visa barrar a entrada nos Estados Unidos de autoridades estrangeiras que tenham atentado contra a liberdade de expressão, princípio garantido pela Constituição americana.
Em entrevista à imprensa, Eduardo Bolsonaro, que lidera a articulação, afirmou que a vitória de Trump abre caminho para ações que restrinjam a entrada de Moraes nos EUA. “O impacto [da eleição de Trump] está muito mais no poder que os Estados Unidos terão agora contra os abusos de autoridades, como os patrocinados por um ministro do STF”, declarou.