Em 2024, a Bahia registrou o maior número de assassinatos no Brasil, com 4.480 homicídios, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O estado foi responsável por uma parte significativa do total de 38.075 mortes violentas registradas no país, que representam uma média de 104 vítimas por dia.
Embora os números nacionais tenham mostrado uma queda de cerca de 7% em relação ao ano anterior, a Bahia manteve-se como o estado mais afetado pela violência, à frente de outros estados com índices elevados, como Pernambuco (3.402), Ceará (3.272) e Rio de Janeiro (3.128). O mês de março foi o mais letal, com 3.483 assassinatos no país, destacando-se especialmente na Bahia.
A grande maioria das vítimas no estado, como em todo o Brasil, são homens, com mais de 33 mil mortes no total. O levantamento, realizado pelo Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp), exclui dados de alguns estados, como São Paulo, Alagoas e Roraima, que não divulgaram informações completas.