Há cerca de 20 anos que o ambulante Genivaldo, de 48, vende café. Desses, fazem quatro que seu ponto de vendas é a Estação Acesso Norte, em Salvador. É tanto tempo no ramo, que as pessoas já o conhecem como "Genivaldo Cafézinho". Nesta sexta-feira (10), no entanto, pela primeira vez, seu carrinho e toda sua mercadoria foram apreendidos por seguranças da CCR Metrô, com o auxílio da Polícia Militar. Isso aconteceu depois de uma semana em que mais de 30 ambulantes foram expulsos da mesma estação ao tentarem comercializar no local.
"Eu sou conhecido já na estação, trabalho de segunda a segunda no lugar. Nós já temos raízes ali dentro, e agora querem arrancar da gente", reclama.
De acordo com decreto estadual de 2014, no entanto, de fato é proibido o comércio irregular no local. Segundo a CCR, a iniciativa visa garantir a "acessibilidade, livre circulação, conforto, bem-estar e segurança de todos." A previsão é que, em caso de reincidência, seja realizada a apreensão das mercadorias comercializadas.