Quase um mês após o incêndio que destruiu três prédios na Rua Pinto Martins, aos pés da Ladeira da Montanha, no bairro do Comércio, em Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) iniciou, no domingo (8), a demolição parcial dos casarões atingidos. Os trabalhos continuam nesta segunda-feira (11).
De acordo com a Sedur, serão removidas as partes instáveis dos imóveis, conforme orientação da Codesal e do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). O órgão reforça que a responsabilidade pela manutenção e demolição de imóveis particulares é dos proprietários. No entanto, diante do risco, notificou os responsáveis e atua de forma emergencial para garantir a segurança da região.
Relembre o caso:
O incêndio começou por volta das 23h do dia 16 de julho, uma quarta-feira, e se estendeu durante toda a madrugada seguinte, com focos ativos ainda na manhã do dia 17. Moradores registraram as chamas e relataram explosões vindas do interior dos prédios, deixando o local às pressas.
O Corpo de Bombeiros mobilizou oito unidades para combater o fogo. A área foi totalmente isolada, e as equipes atuaram para extinguir os focos remanescentes e impedir que as chamas se espalhassem para imóveis vizinhos. Não houve registro de feridos.