Foto: Isac Santos/Enxame Baiano
Nesta terça-feira (25), o prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil), realizou a entrega da requalificação do Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo. A estrutura, que conecta a cidade alta à cidade baixa passou por melhorias para garantir maior segurança e conforto aos usuários.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, o vice-presidente do União Brasil ACM Neto, além do diplomata Marcos Mattos e dos vereadores Jorge Araújo (PP), Kiki Bispo (UB), Ireuda Silva e Luiz Carlos (Republicanos), Téo Sena (PSDB) e outras lideranças políticas.
“Eu estou muito honrada de estar aqui como Secretária de Cultura e Turismo, e sobretudo, como baiana, apaixonada pela minha cidade, entregando essa obra junto com os nossos colegas. Então, quero agradecer ao prefeito Bruno Reis, nosso líder, que nos ajuda, nos orienta, nos impulsiona a trabalhar mais e melhor". Disse a vice-prefeita Ana Paula Matos.
Durante seu discurso, Ana Paula Matos, destacou a importância histórica e cultural do Elevador Lacerda, ressaltando seu papel na integração da cidade. “Hoje é um momento muito especial. Nós estamos, depois de muito tempo, com muita honra, reinaugurando nosso Elevador Lacerda. Um importante símbolo histórico e cultural da nossa cidade. Nosso primeiro elevador urbano. Mas, um espaço democrático, onde turistas e baianos têm a oportunidade de conhecer a cidade”, afirmou Ana Paula.
A secretária de cultura e turismo falou sobre a questão da infraestrutura da cidade de Salvador que faz com que a cidade seja dividida entre parte alta e baixa.
“Para quem não sabe, Salvador está no topo de uma falha geológica. É por isso que tem essa beleza, a cidade alta, a cidade baixa, e esse elevador nos possibilita a integração. E integração é sinônimo da nossa geração. É a devolução do espaço público à cidade. É cuidar de cada pessoa e de cada patrimônio histórico e cultural da nossa cidade.” Afirmou Ana Paula.
Veja o vídeo:
“Obras como essa não só preservam nossa história e cultura, mas também atraem investimentos e impulsionam a economia”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
A requalificação incluiu a substituição das quatro cabines, agora com nova iluminação, ar-condicionado e motor de resgate. As varandas laterais na Praça Municipal foram liberadas, e a sorveteria A Cubana será realocada para o hall de acesso.
Além disso, bilheterias foram instaladas nos acessos da Praça Municipal e do Comércio, eliminando a cobrança na catraca. A Maquete de Salvador também passará a ser exposta ao lado do elevador em uma área de 100m².