O presidente da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, Jorge Rasta, fez críticas à falta de diálogo entre o governo do Estado e os representantes locais sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica. Durante entrevista ao programa Se Ligue Bahia, nesta quinta-feira (24), o vereador destacou a necessidade de maior transparência quanto aos impactos e benefícios do projeto.
“A gente aprovou o PDDU, já existiram vários estudos aí sondagem. O que eles precisam na verdade é sentar com o poder legislativo, executivo e com a cidade e explicar um pouco do que pode vir para a gente, eles não fazem a ponte para a gente. A ponte resolve o problema dos empreiteiros que não tem mais onde construir, resolve o problema habitacional de Salvador, desenvolve todo o Reconcavo. A gente que recebe tsunami, o que é que a gente ganha? Como a gente vai oferecer saúde, educação, qualidade de vida das pessoas se não existir um investimento antecipado por parte do governo do Estado? E não discute com a gente o impacto ambiental disso? A gente não é contra a ponte, não. A gente só quer que o progresso sirva para todo mundo, principalmente das pessoas que moram aqui, que vai aceitar a ponte”, afirmou Jorge Rasta.
Além disso, Jorge ressaltou a necessidade de o governo discutir detalhes técnicos com os representantes da região, destacando pontos como a definição se a ponte será ao nível do solo ou elevada, o tratamento dos corredores de fauna e outros impactos ambientais. O vereador também mencionou a importância de mais retornos ao longo do trajeto, uma vez que o primeiro está previsto apenas em Tairu, quando poderia ser iniciado na região da Coroa.