A Rede Municipal de Ensino de Salvador alcançou um índice de proficiência de 5.93 no Programa Salvador Avalia (Prosa) de 2024, marcando um aumento de 21% em relação a 2022, ano de retomada após a pandemia. O resultado aponta uma recuperação na qualidade do ensino e no aprendizado dos alunos da capital baiana, que haviam sido impactados pela pandemia da Covid-19.
O ensino municipal também avançou em comparação aos níveis anteriores à crise da pandemia. Os dados são relativos ao 5º ano do Ensino Fundamental, um dos focos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Para a nossa grande alegria, os resultados foram bastante empolgantes. Vimos crescimento praticamente em todos os anos de escolarização. E, em especial, em alguns anos-chave, como o 5º ano. A gente viu os indicadores ultrapassarem as marcas pré-pandemia, o que nos permite afirmar que, do ponto de vista das aprendizagens, nossos alunos hoje viraram a página da pandemia e estão em condições de buscar voos ainda mais altos”, destacou o secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas.
Os resultados foram apresentados durante o 1º Encontro Formativo para Gestores Escolares, realizado no Centro de Formação Emília Ferreiro, no Costa Azul, nesta quarta-feira (29). O evento, que também discutiu outras avaliações externas, como o Saeb e o Parc, busca orientar as escolas da rede municipal para o planejamento de estratégias de ensino a serem implementadas no ano letivo de 2025.
O Prosa foi criado pela Prefeitura de Salvador em 2013, com o objetivo de realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino na rede municipal. A avaliação ocorre três vezes ao ano, durante dois dias seguidos, no mesmo local e turno onde acontecem as aulas dos estudantes.
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro