Mais de 20 mil soteropolitanos já foram beneficiados desde o lançamento da primeira Academia Salvador, a qual, disponibiliza atividades físicas gratuitas e orientadas. A iniciativa da Prefeitura, executada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), é dedicada a incentivar e facilitar gratuitamente o acesso à prática de exercícios físicos.
De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, 14 academias já foram inauguradas no período de seis meses e, atualmente, quase 20 mil pessoas estão matriculadas.
Para o coordenador de Esportes, Rafael Seara, a implantação do aplicativo MUDE de forma pioneira, disponível gratuitamente na App Store e Play Store, em que os usuários podem fazer o agendamento, também contribui para o sucesso da alta demanda.
Conforme ele, 82,16% dos usuários de todas as faixas etárias fazem check-ins pelo aplicativo. “O que comprova que investir em modernidade, organização e inclusão de forma pioneira para facilitar a rotina dos treinos foi aprovado”, comemorou Seara.
Cada aluno, segundo o coordenador de Esportes explica, pode agendar até duas aulas por dia, desde que sejam de modalidades diferentes, e deve apresentar documento com foto para acesso ao espaço.
Para o cadastro, é necessário informar nome, CPF, número de celular, data de nascimento e indicar um contato de emergência. O usuário também preencherá um questionário sobre saúde e prática de exercícios, para elaboração de uma ficha de saúde do aluno.
A idade mínima para participar das aulas de musculação é de 15 anos. Menores de 18 anos devem se inscrever presencialmente na Academia Salvador, acompanhados de um responsável, e ambos devem apresentar documento de identificação com foto. Maiores de 60 anos devem apresentar atestado específico para a prática de exercícios de musculação.
As aulas têm duração de 50 minutos e possuem capacidade pré-estabelecida de alunos.
Confira o funcionamento das academias: