No livro, Fabiana conta a história de Bia, uma menina cheia de sonhos e ambições. “Adoro ver o brilho no olhar das crianças ao se identificarem com Bia. Fazer com que o público infantil negro se veja na minha escrita virou uma grande realização de vida”, afirma a autora, que vê na literatura uma poderosa ferramenta de empoderamento.
Fabiana, que também é mãe e formada em Psicologia e Pedagogia, uniu suas duas áreas de atuação para trabalhar com crianças com necessidades especiais em uma escola pública de Feira de Santana. Para ela, as formações são complementares e fundamentais em seu trabalho: “Meu maior desafio é acolher não só as crianças, mas também as famílias”, comenta.
Além de promover a autoestima das crianças, Fabiana acredita que histórias como a de Bia ajudam a combater a falta de representatividade no universo cultural, que historicamente privilegiou personagens brancos. “As crianças pretas estão amando se ver em livros, contações de histórias e em bonecas. Elas precisam dessas referências”, celebra a escritora.
A autora também reflete sobre os desafios que enfrentou por sua pele retinta e compartilha uma mensagem de esperança e incentivo. “Quero que as crianças saibam que nossos sonhos são possíveis. Não é um caminho fácil, mas juntos podemos inspirar uns aos outros”, afirma.
O livro Era uma vez uma menina preta está disponível para compra no Instagram da autora e no Mercado Livre, com valor de R$ 40.