O prefeito Bruno Reis (União), candidato à reeleição, alcançou 74% das intenções de voto em Salvador, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas entre 27 e 30 de setembro de 2024. Essa porcentagem indica que a eleição na capital baiana pode ser decidida já no próximo domingo (6).
Comparando com os levantamentos anteriores do Instituto, Reis teve um aumento de quase 6% nas intenções de voto, subindo de 68,3% em setembro para 74% agora. Seus concorrentes apresentaram oscilações dentro da margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, e nenhum deles conseguiu ultrapassar os dois dígitos nas intenções de voto.
A diferença do prefeito para o segundo colocado, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) foi ampliada. O emedebista aparece como opção para 7,4% dos eleitores, 10 vezes menos do que o percentual registrado por Bruno Reis. Em setembro, Geraldo Jr. tinha 9,8% e oscilou negativamente, dentro da margem de erro.
O vice-governador empata tecnicamente com o candidato do PSOL, Kleber Rosa, que oscilou positivamente 1% na comparação entre dois levantamentos. Rosa agora é citado por 3,5% dos eleitores, contra 2,5% da pesquisa anterior. Dentre os demais candidatos, apenas Eslane Paixão (UP) registrou mais de 1% das intenções de voto:
ESPONTÂNEA
Às vésperas das urnas serem abertas e após boa parte do período de campanha eleitoral, o desconhecimento dos candidatos é bem menor do que o apurado em outras oportunidades. O próprio levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, mostra isso, já que os percentuais significativos ficam concentrados entre os nomes colocados no pleito.
Neste cenário, o prefeito Bruno Reis é citado por 48,3% dos eleitores, enquanto o Geraldo Jr. é opção para 2,8%. Kleber Rosa foi lembrado por 1,3% dos entrevistados e Eslane Paixão por 0,1%. Os demais citados somam apenas 0,4%.
Neste cenário, 35,3% não sabe ou não respondeu e 12% indicaram que votaria branco ou nulo.
A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro e tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob n.º BA-00014/2024.