O Torneio das Estrelas, é um torneio realizado pela Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia.
O atleta Carlos Áspera faz parte da Academia Champion. E foi chamado pra lutar 10 dias antes do torneio começar, foi aí, que começou a verdadeira luta.
Ele estava pensando 88,500kg, e foi convocado pra lutar no 80kg, precisava perder 8,500kg pra lutar.
A pressão foi grande, ele estava à 6 anos sem competir, precisava perder 8,500 em 10 dias. Era um torneio importante e de nível alto e de muitos detalhes, e o atleta se pesa no mesmo dia da luta.
“O primeiro passo foi ficar calado e não falar pra ninguém (apenas para os mais próximos, aqueles que contamos nos dedos de uma mão). Sem divulgar nas redes sociais... eu estava muito focado e determinado”. Disse o lutador.
Segundo passo, perder peso.. sem bater o peso não não tem luta.
E terceiro passo, criar uma estratégia para pós pesagem, sabendo ele que estaria muito fraco pela perda de peso, e tinha que lutar no mesmo dia.
- “Enxergava o deserto em minha frente, mas o desejo da vitória é maior”! Exclamou Carlos.
Procurou o meu médico Dr.Isney Almeida (nutrólogo), e começaram a verdadeira guerra. Eram 10 dias, pra perder 8,500kg.
A rotina de treino de boxe normal, corrida todos os dias e tirei a musculação. Foco total em condicionar a resistência muscular e respiratória.
Foi seguindo, e na semana da luta, com a perda de peso já se sentia bastante fraco, e faltando 2 dias pra pesagem e luta, seu peso travou no 84,500...
Ficou preocupado, porque já estava fraco, ainda faltava 4,500kg... falou com meu médico, ajustaram a estratégia e continuaram apenas com a desidratação preservando ao máximo a massa magra.
A refeição virou apenas whay protein fornecido pela DYNAMI SUPLEMENTOS e 1l de água, mantendo a mesma intensidade de treino e perda de peso (treino de boxe, correida e sauna), faltavam apenas 2 dias, e parecia uma eternidade.
Foi nesse momento, que o atleta Carlos Áspera criou uma convicção muito grande que iria ganhar a luta no primeiro round! No momento mais difícil ele teve essa convicção.
Ele mse alimentava do sofrimento, e conseguia sentir o gosto da vitória, muito próximo.
E finalmente chegou o dia 19, pesagem pela manhã e luta a noite.
A pesagem era das 7h as 8:30. E ele acordou as 1h da manhã com muita sede e fome , não conseguia dormir, ficou acordado durante a madrugada sem comer e beber nada, e quando deu 6:30 foi para pesagem.
Chegando na pesagem, ele bateu 78,900kg na balança e superou a estratégia de perda de peso para 80kg. Ao total foi uma média de 9kg perdidos, em 10 dias, e 4,500 de 100% desidratação... foi uma verdadeira guerra.
Começou ai a dieta pós pesagem, e graças ao seu médico Dr. Isney Almeida, ele recuperou muito bem, e chegou forte na luta. Já estava confiante no momento mais difícil, e ficou ainda mais no momento fácil.
Estava alegre, empolgado e feliz, pronto pra glória.
A luta começou, e o atleta Carlos Áspera conseguiu uma vitória no primeiro round por nocaute técnico.
Superou os 6 anos sem lutar, a perda de peso e fora outros obstáculos pessoais que aconteceram durante o processo.
Ele Agradece aos seus treinadores Jotair e Luiz Dores, ao meu médico dr.Isney Almeida e todos os seus amigos e parceiros de treino pelo apoio.