O eclipse anular do Sol, que ocorrerá nesta quarta-feira (2), poderá ser observado de forma parcial na Bahia entre 17h19 e 17h39, segundo informações do Observatório Nacional. O fenômeno será visto de maneira total nas regiões sul do Brasil, além de partes do sudeste e centro-oeste.
Aqueles que pretendem observar o eclipse devem buscar um local com vista desobstruída para o oeste, pois o evento acontecerá próximo ao pôr do sol. O Observatório Nacional também realizará uma transmissão ao vivo do eclipse em parceria com o projeto “Céu em sua Casa” e a organização internacional Time And Date.
O eclipse será visível como anular em uma estreita faixa que abrange o Oceano Pacífico, o Oceano Atlântico e o extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina.
O que é o eclipse anular do Sol?
O eclipse anular ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas não cobre totalmente a estrela, criando o “anel de fogo” no céu. Durante o evento, a sombra mais escura, chamada umbra, bloqueia completamente a luz solar em certas regiões, enquanto a penumbra, uma sombra mais clara, resulta em um eclipse parcial para outras áreas.