O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre (Marão), está entre os alvos da Operação Barganha, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (26), que investiga fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em contratos municipais. Também são investigados o ex-secretário de Gestão e candidato a prefeito, Bento Lima, e o ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos.
A operação apura um esquema de propina que favorecia empresas em contratos da prefeitura, envolvendo direcionamento de licitações, superfaturamento e fraude documental. O esquema gerou prejuízos superiores a R$ 45 milhões em áreas como saúde, educação e limpeza urbana.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em várias cidades baianas, incluindo Ilhéus, Itabuna e Salvador. Também foi determinada a quebra de sigilo bancário e fiscal dos envolvidos.
Os investigados podem ser processados por crimes como corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre (Marão)