O Partido Social Democrático (PSD) decidiu aconselhar que o candidato à prefeitura de Ilhéus, Bento Lima, desista da sua candidatura após ele e o atual prefeito da cidade, Mário Alexandre (MDB), conhecido como Marão, serem acusados de liderar um esquema criminoso que desvia recursos públicos da prefeitura do município.
A Justiça Federal autorizou buscas na casa e no gabinete de Mario Alexandre na prefeitura. Também foram autorizadas buscas contra Bento Lima (PSD), que é ex-secretário de Gestão de Ilhéus, o ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos, outras duas pessoas e duas empresas.
O comunicado do partido foi feito através de nota emitida pelo seu diretório estadual. A sigla afirma que acompanha as informações e que “conforme previsto em seu estatuto e em consonância com os valores de sua constituição, irá instaurar um procedimento interno para a devida apuração dos fatos”. Após investigações, será analisado se eles seguem ou não como filiados ao partido.
Leia a nota na íntegra
“O Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD) está atento às recentes publicações na imprensa que noticiam a operação da Polícia Federal em Ilhéus, a qual incluiria o candidato a prefeito, Bento Lima, do PSD, entre os investigados. O partido comunica que, conforme previsto em seu estatuto e em consonância com os valores de sua constituição, irá instaurar um procedimento interno para a devida apuração dos fatos. Esse processo seguirá os princípios da ampla defesa e do contraditório, e, ao final, será tomada uma decisão quanto à permanência ou não de Bento Lima como filiado e candidato a prefeito pelo partido.
Em consideração às evidências apresentadas até o momento na investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA avalia que será prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus. Tal orientação é dada em respeito aos valores defendidos pelo partido, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, preservando assim a integridade dos princípios do PSD”.