O governo brasileiro enviou à Venezuela o diplomata Flávio Macieira, em um primeiro passo para reabertura da embaixada e normalização das relações bilaterais.
Macieira, que chegou na quarta-feira a Caracas, será o encarregado de negócios da embaixada, com a missão de preparar a reabertura do posto e a chegada de um novo embaixador.
o presidente luiz inácio lula da silva, ainda durante o período de transição, anunciou a reabertura da embaixada em caracas assim que possível e quando assumiu a presidência normalizou as relações com o país. o novo embaixador na venezuela ainda não foi indicado.
já o governo venezuelano indicou um novo embaixador para o brasil ainda em dezembro. manuel vicente vadell esteve entre os presentes a posse de lula no brasil, ao qual o presidente nicolás maduro não compareceu porque apenas na véspera o então governo brasileiro suspendeu um decreto que proibia a entrada do alto escalão venezuelano no brasi
maduro e lula terão o primeiro encontro pessoalmente durante a celac (cúpula de estados latino-americanos e caribenhos), em buenos aires, na próxima semana. l.ana.
O Diplomata Cívil Marcos Mattos fala sobre a importância da reabertura da embaixada Brasileira em Caracas na Venezuela.
"As relações internacionais devem se manter mediante aos interesses do povo, e do desenvolvimento da nação como um todo, a qualidade de vida, o crescimento exponencial do comércio, e o fortalecimento do bloco continental devem ser primordiais neste momento em que o mundo enfrentou uma pandemia, e as relações globais devem se estreitar no sentido humanitário".