A disputa pela cadeira presidencial da OAB em Itabuna está chegando ao fim, então resolvemos entrevistar a chapa Andreia e Mateus.
EnxameBaiano: Quais as perspectivas da Chapa para a OAB?
Andreia e Mateus: Vivemos uma grave crise na advocacia e estamos nos preparando para fazer uma gestão voltada para os desafios que a advocacia enfrenta. Nossa determinação é fazer os enfrentamentos necessários para garantir a valorização e uma maior representatividade da classe.
EnxameBaiano: Qual a trajetória da Candidata Andréa Peixoto na OAB e na Advocacia?
Andreia: São praticamente 09 anos na Comissão da Mulher, trabalhando com um grupo fantástico. Conseguimos conquistas significativas e com ações vanguardistas e inovadoras, como por exemplo somos a primeira Subseção da Bahia a ter uma sala da OAB em uma Delegacia da Mulher. Sala que seria abruptamente retirada, mas nosso grupo foi para o enfrentamento e conseguimos manter a sala através de uma ação em face do Estado da Bahia e conseguimos uma liminar. Esse é um dos muitos exemplos dos enfrentamentos que foram travados. Temos uma trajetória de muita luta e conquistas, pois conseguimos reunir um notável grupo de profissionais na Comissão da Mulher e hoje temos uma Comissão referência e respeitada em toda a cidade e em todo o estado da Bahia. O enfrentamento da violência contra a mulher foi uma constante, inclusive viabilizando meios para que a vítima tivesse alguma assistência para que não retornasse ao convívio e dependência do abusador. Criamos a OAB nos bairros que ofereceu esclarecimentos, orientação, amparo para vítimas e até mesmo seus agressores. Temos uma parceria com a Patrulha Guardiã Maria da Penha, que é um programa municipal de combate à violência e integra os diversos atores locais que enfrentam a violência em face da mulher. Temos uma atuação contundente no enfrentamento às violações das prerrogativas dos advogados e advogadas que militam junto a DEAM, de modo que sempre nos posicionamos de forma ativa toda vez que alguém foi impedido de exercer a profissão de firma livre e independente. Para além disso, conseguimos reunir uma rede de profissionais de diversas origens que prestam serviços relevantes no combate à violência doméstica.
Andreia e Mateus: Nossa prioridade zero é enfrentar os inúmeros casos de violação das prerrogativas dos advogados e advogadas, não conseguimos ser atendidos, procedimentos corriqueiros não tem sido atendidos com a celeridade necessária. Temos plena consciência de que sem esses enfretamentos as condições de trabalho dos advogados e advogadas não se aperfeiçoam e a sociedade também é prejudicada, pois sem uma advocacia forte, independente e valorizada a justiça na se efetiva e as violações aos direitos dos cidadãos persistem. A ordem dos Advogados precisa ser o escudo da Advocacia, o porto seguro e o farol para os profissionais do direito. Precisamos cuidar dos colegas com mais zelo, buscaremos uma atenção especial para a saúde mental que foi muito afetada com a Pandemia e os obstáculos que a advocacia vem enfrentando para simplesmente conseguir trabalhar. Vamos lutar por mais estrutura para os jovens advogados, para os advogados mais experientes e profissionais que estão sem escritório para trabalhar. Vamos lutar por uma OAB acessível, plural, diversa e parceira dos advogados e advogadas. Uma OAB que não está a serviço de grupos, mas a serviço de todos os advogados e advogadas. Vamos dar voz, vez e um lugar de fala e atuação para todos.
Nosso grande diferencial é ter uma chapa composta por advogados militantes, comprometidos e que vivem da advocacia. Juntos somamos mais de 70 anos de advocacia e nossa esperança e meta é unir advogados e advogadas em torno de uma bandeira comum.
Nos unimos para uma candidatura inovadora, com o sonho de contribuir para uma Ordem que chegue ao advogado e advogada que mais precisam.
Convidamos nossos colegas, a sociedade grapiúna para caminhar conosco, nunca a serviço de um projeto pessoal, mas para construir um projeto coletivo.
Precisamos sonhar e construir um novo tempo na advocacia baiana que atravessa um momento muito delicado e transformar o querer em poder, o medo em escada, o sonho em realidade.
Buscar com nosso trabalho, com a força e confiança de cada colega a motivação para realizar um trabalho que alcance a todos e por uma advocacia mais unida, mais forte, altiva, perene, que seguirá adiante com coragem, nobreza, independência e triunfante.
EnxameBaiano: Que Itabuna e a nossa Bahia possa vivenciar este novo tempo que está por vir.