O petista aparece com 40% das intenções de voto, e o atual presidente com 38%. Mesmo em empate técnico, é a primeira vez em que o percentual de Lula supera o de Bolsonaro desde que o plenário do STF confirmou que o presidente está hoje elegível
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está tecnicamente empatado com Jair Bolsonaro (sem partido) em um eventual segundo turno, caso as eleições fossem realizadas hoje, segundo a pesquisa Exame/Ideia. O petista aparece com 40% das intenções de voto, e o atual presidente com 38%. Mesmo dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, é a primeira vez que Lula aparece ganhando a disputa presidencial após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou as condenações contra Lula, tornando o ex-presidente elegível novamente.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 a 22 de abril. O levantamento une Exame Invest Pro, braço de análise de investimentos da Revista Exame e o Ideia, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.
Lula não confirmou que vai concorrer a um terceiro mandato, mas deu uma série de entrevistas nas últimas semanas em um tom de pré-candidato.
No primeiro turno, também dentro da margem de erro, Lula aparece um ponto percentual à frente de Bolsonaro (33% a 32%). Também é a primeira vez que o atual presidente aparece atrás do petista na pesquisa do instituto. Na última pesquisa, feita no começo de março, o ex-presidente estava com 18% das intenções de voto no primeiro turno, contra 33% de Bolsonaro