De acordo com denúncias de moradores, pelo menos 16 casas foram afetadas pela obra de contenção do Atakarejo | Foto: Divulgação| Cidadão Repórter
Moradores do bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, denunciam uma obra de contenção de encosta realizada pela rede de supermercados Atakadão Atakarejo, que estaria provocando rachaduras e fissuras em pelo menos 16 casas da rua Roberto Rebouças. A intervenção teria sido iniciada há aproximadamente um mês.
“Estou morando de aluguel enquanto um reforma era realizada na minha casa. Neste meio tempo, começaram a aparecer as fissuras e rachaduras nas paredes e na rua que dá acesso às casas, por causa da obra do supermercado. Até agora, não consegui voltar para minha casa por causa desta situação”, conta o comerciante Joanilson Menezes.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) enviou ao local, nesta quarta-feira, 14, uma equipe de engenheiros para verificar a queixa. De acordo com o protocolo de atendimento, foi solicitada a imediata evacuação das residências, sob risco de desabamento.
“Foi feita a vistoria, diante das circunstâncias apresentadas. A Codesal, como órgão que tem como premissa salvar vidas, identificou o risco e solicitou o afastamento dos moradores”, afirma Sósthenes Macedo, diretor geral da Codesal.
De acordo com ele, a obra particular deve ser notificada para produzir um laudo técnico, contratar profissionais a fim de realizar estudos que garantam a segurança dos moradores e adotar as devidas providências.
Fiscalização
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informou que notificou o responsável da obra para apresentar o laudo cautelar de vizinhança, que avalia os imóveis no entorno. O órgão ressalta que a construção é regular, tem alvará da prefeitura e qualquer incidente nos imóveis vizinhos é de atribuição do técnico responsável pela obra.
O comerciante Joanilson conta que funcionários do Atakarejo estiveram na rua Roberto Rebouças, prometendo arcar com os custos de aluguel enquanto os imóveis fossem recuperados. “Eles disseram que vão pagar o aluguel enquanto as famílias estiverem fora de suas casas, mas nada disso foi oficializado. Não tem nenhum papel assinado”, questiona.
Por meio de nota, enviada ao Portal A TARDE, o Atakadão Atakarejo esclarece que a Codesal está acompanhando a construção realizada na avenida Vasco da Gama, orientando e participando diariamente de todo o processo que está sendo realizado no local. Além disso, está sendo feita uma contenção para garantir maior segurança, sendo que a área, antes mesmo do início da obra, já era um terreno crítico, com risco de desabamento. A nota finaliza com a informação que "o Atakarejo vai abrir uma das maiores lojas da Bahia nessa região, gerando empregos e oportunidades para a ".
Fonte: Itingatv
Link: https://itingatv.blogspot.com/2021/04/casas-sao-condenadas-no-engenho-velho.html?m=1