O Tribunal de Apelação de Roma marcou para a próxima quarta-feira (13) a audiência que vai decidir sobre o pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A data foi confirmada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo caso no Brasil.
No mês passado, Zambelli foi detida na Itália enquanto tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Moraes. Com dupla cidadania, a deputada deixou o país em maio, depois de ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por sua participação na invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. Além da pena, ela terá de pagar uma multa de R$ 2 milhões por danos causados.
As investigações apontam que Zambelli foi a idealizadora da invasão que resultou em um mandato falso contra o ministro Moraes, com a ajuda do hacker Walter Delgatti, que confirmou ter agido sob suas ordens.
A decisão sobre a extradição ficará a cargo da Justiça italiana, que avaliará o pedido conforme as leis locais e tratados internacionais.