A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que a Câmara dos Deputados precisa votar com urgência um texto unificado para combater a adultização e a exploração infantil nas redes sociais. “Está na hora da Câmara votar e aprofundar, inclusive, com um texto novo, reunindo todos esses textos para um texto único que vá no coração dessa questão”, disse.
Segundo a parlamentar, já existem diversos projetos tramitando sobre o tema, mas ainda sem avanço. Ela destacou que a discussão deve enfrentar a “relação deletéria, criminosa das redes sociais com a infância”, que inclui desde a monetização da presença de crianças até casos de erotização. “É a tentativa de transformar crianças em adultos, caracterizando um trabalho infantil”, afirmou.
O debate ganhou força após a repercussão do vídeo do youtuber Felca, publicado na quarta-feira (6), no qual ele denuncia a exploração de menores de idade na criação de conteúdo para a internet. Com quase 50 minutos de duração, o material acumulava cerca de 28 milhões de visualizações até esta segunda-feira (11).