O Vaticano divulgou o cronograma das votações e os horários em que a tradicional fumaça será esperada na chaminé da Capela Sistina.
A primeira rodada ocorre nesta quarta-feira (7), com previsão de fumaça às 14h (horário de Brasília).
A expectativa é de que a fumaça seja preta, sinalizando que nenhum dos 133 cardeais eleitores obteve os dois terços dos votos (89) necessários para ser escolhido.
Na história moderna da Igreja, nenhum papa foi eleito na primeira votação. Balanço Geral A partir de quinta-feira (8), estão previstas até quatro votações diárias, duas pela manhã e duas à tarde.
Em cada turno, a fumaça indicará o resultado: branca, se houver eleição; preta, se não houver consenso. Horários das fumaças:
Quarta-feira (7): 14h – Após a única votação do dia. Expectativa de fumaça preta.
Quinta-feira (8): 5h30 – Primeira votação da manhã. Fumaça branca, se houver eleição. 7h – Segunda votação. Fumaça preta, caso não haja consenso. 12h30 – Terceira votação do dia. 14h – Quarta votação. Fumaça preta ou branca, conforme o resultado. O conclave será presidido pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
O decano do Colégio de Cardeais, Giovanni Battista Re, de 91 anos, foi dispensado da função por idade avançada. Nesta terça-feira (6), os 252 cardeais da Igreja Católica se reuniram pela última vez antes do início das votações, que começam às 11h30 desta quarta-feira.
Apenas 133 têm direito a voto e ficarão isolados até que um novo pontífice seja eleito. Nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, a escolha foi feita em dois dias. A média de duração das dez votações mais recentes é de 3,2 dias, com nenhum conclave moderno ultrapassando cinco dias.
Vários cardeais são considerados fortes candidatos ao papado. A fumaça branca marcará o fim da espera e o início de um novo pontificado.