O deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do Ministério das Comunicações. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), após reunião com Lula, o líder do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Pedro Lucas, que atualmente lidera a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, pediu para assumir o novo cargo apenas após a Páscoa, para resolver questões pessoais e relativas à sua liderança partidária. Enquanto isso, a secretária-executiva da pasta, Sônia Faustino Mendes, ficará como ministra interina.
A escolha do novo ministro ocorre após a saída de Juscelino Filho (União Brasil-MA), que deixou o posto na última terça-feira (8), após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob acusação de corrupção passiva e desvios de emendas parlamentares. Juscelino voltou à Câmara dos Deputados no mesmo dia.
Com bom trânsito entre o Palácio do Planalto e o União Brasil, Pedro Lucas é considerado da ala governista do partido e já atuou como presidente da Agência Executiva Metropolitana no governo de Flávio Dino, no Maranhão. Ele está em seu segundo mandato como deputado federal.
A nomeação do novo ministro, no entanto, reacende o racha interno no União Brasil, que vive um embate entre alas alinhadas ao governo e outras mais próximas da oposição. Parte dos integrantes da legenda vê com preocupação o fortalecimento de figuras próximas ao presidente do partido, Antonio Rueda, dentro do Executivo. Além das Comunicações, o União Brasil também comanda os ministérios do Turismo e da Integração e Desenvolvimento Regional.
Pedro Lucas tem se aproximado do presidente Lula nos últimos meses —inclusive, integrou a comitiva presidencial em viagens ao Japão e Vietnã, participando de encontros reservados com o petista.