Foto: Gabriela Encinas
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vive um momento marcante em sua história, com duas mulheres ocupando o cargo de presidente e vice-presidente, algo nunca visto na AL-BA. Na tarde desta terça-feira (15), a deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita vice-presidente da Casa com 41 votos favoráveis, superando com folga os 32 necessários para ocupar o cargo. O pleito contou com 52 votantes, sendo 2 votos nulos, 9 em branco e 11 ausências.
A eleição põe fim a um impasse que se arrastava desde março, causado pela indefinição em torno de possíveis candidaturas. O deputado Júnior Muniz (PT), que mostrou interesse em disputar o cargo, por estar em viagem internacional não participou da votação. Sem concorrência, Fátima Nunes tornou-se a única candidata, sendo eleita por ampla maioria.
A vitória foi celebrada não apenas como um resultado político, mas como um símbolo de representatividade. Ao lado da deputada Ivana Bastos (PSD), atual presidente da AL-BA, Fátima Nunes compõe agora uma das poucas mesas diretoras do país lideradas exclusivamente por mulheres.
“Traz uma alegria muito grande no coração… Quantas barreiras tivemos que superar para chegar até aqui, duas mulheres na frente do Legislativo. Um desafio muito grande, mas a certeza de um trabalho constante”, afirma Ivana Bastos, destacando a importância do momento. A nova vice-presidente. Fátima Nunes (PT) agradeceu o apoio dos colegas e reforçou seu compromisso “A gente conclui essa etapa de fechar a mesa diretora, tenho certeza que estarei ao lado da presidenta, Ivana Bastos, para fazer mais e melhor pela nossa Bahia, pela nossa assembleia”.