Foto: Sandra Travassos - ALBA
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta segunda-feira (10), o afastamento imediato do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD). A decisão foi proferida pelo ministro Gilmar Mendes, atende a uma ação do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que questionou a legalidade da reeleição de Menezes.
Reeleito no dia 03 de fevereiro, para comandar a Alba no biênio 2025/2027, Adolfo Menezes garantiu 61 votos e conquistou seu terceiro mandato consecutivo à frente da Casa. Já Hilton Coelho, único adversário na disputa, obteve apenas um voto. O parlamentar do PSOL, no entanto, recorreu à Justiça, alegando que a continuidade de Menezes no cargo fere o entendimento do STF sobre a reeleição sucessiva em casas legislativas.
A escolha de Gilmar Mendes como relator do caso aumentou as expectativas da oposição quanto à queda de Menezes. Como noticiou o Se Ligue Bahia, o ministro já havia determinado a anulação da reeleição de um presidente de Câmara Municipal que tentava permanecer no cargo pela quinta vez.
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro