O plano de segurança foi detalhado em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20), no Shopping da Bahia, com a presença do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, além de representantes das Polícias Militar e Civil e de blocos e camarotes do Carnaval.
Segundo o tenente-coronel Roberto, subcomandante do Comando de Policiamento Regional da Capital – Atlântico (CPRC-A), a estratégia inclui patrulhamento a pé, rondas com motocicletas e viaturas, uso de bases móveis e monitoramento com drones para reforçar a vigilância nos pontos de distribuição. “A Operação Abadá já acontece há mais de 15 anos e tem sido fundamental para garantir um ambiente seguro para os foliões antes mesmo da festa começar”, destacou o oficial.
Os centros de distribuição de abadás estão localizados em shoppings e espaços estratégicos da cidade, sob a jurisdição do CPRC-A (Salvador Norte Shopping, Shopping da Bahia, Shopping Salvador e Arena Canto da Cidade) e do Comando de Policiamento Regional Central (Shopping Paralela e Shopping Bela Vista).
Para viabilizar a operação, o Estado investirá aproximadamente R$ 170 mil na estrutura e logística do policiamento. A iniciativa faz parte do esquema de segurança montado para o Carnaval, período de grande movimentação na capital baiana, garantindo mais tranquilidade aos foliões.