O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realizará, a partir da próxima segunda-feira (17) até o dia 28 de fevereiro, a fiscalização dos trios elétricos e carros de apoio que participarão do Carnaval 2025. Com o tema “Os 40 anos do Axé Music”, a festa momesca acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, com cerca de 200 veículos do tipo carroceria trio elétrico desfilando pelos circuitos de Salvador.
Vistorias no Parque de Exposições
As inspeções serão realizadas no Parque de Exposições da Bahia, das 8h às 17h, todos os dias. Cerca de 20 vistoriadores estarão disponíveis para atender tanto com hora marcada quanto por demanda. A novidade deste ano é que todo o processo será realizado no formato digital, agilizando e modernizando o serviço.
“Estamos fazendo essa convocação a todos os proprietários de trios e condutores. A antecipação das vistorias garante mais tempo de ajustes das demandas necessárias e agilizam a emissão da cartilha e do selo. Nossa equipe está preparada para atender e garantir a segurança de baianos e turistas”, enfatizou o diretor geral do Detran, Rodrigo Pimentel.
Ainda segundo Pimentel, “nossa equipe de tecnologia e inovação preparou um aplicativo que vai dar ainda mais agilidade no processo. Cerca de 200 veículos serão vistoriados. É válido ressaltar que o Detran será o primeiro órgão do governo que os veículos vão passar e, caso sejam reprovados, só seguem para a próxima avaliação após o nosso autorizo de que todos os itens exigidos estejam dentro da legislação”, concluiu.
Durante a vistoria, são avaliados diversos requisitos, como:
– Documentação do veículo e dos condutores;
– Tamanhos e dimensões estruturais;
– Equipamentos obrigatórios de segurança.
Após a checagem, o Detran emite um adesivo de “veículo vistoriado”, que deve ser fixado na carroceria e permanecer visível durante os desfiles.
Fiscalização nos circuitos
Além das vistorias, o Detran-BA atuará diretamente nos circuitos do Carnaval, com quatro postos de fiscalização. Motoristas dos trios elétricos serão submetidos a testes de alcoolemia, enquanto blitzes nas ruas da capital baiana vão verificar a documentação e as condições de condutores de carros e motocicletas.
A operação conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar (PM), que distribuirá equipes nas principais regiões da festa para orientação e fiscalização.