O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou nesta quarta-feira (15), o nome de Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), como candidato à primeira vice-presidência da Casa. A decisão foi unânime entre os nove deputados da sigla, consolidando o apoio interno ao parlamentar para a eleição da Mesa Diretora, marcada para o dia 3 de fevereiro.
Como maior partido da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), o PT reivindica o direito de ocupar a primeira vice-presidência, atualmente exercida pelo deputado Zé Raimundo. A escolha reforça a posição do partido na articulação política dentro da Alba.
Segundo informações do site Política Livre, além de Rosemberg, os parlamentares petistas também decidiram manter o apoio à recondução de Adolfo Menezes (PSD) à presidência da Assembleia. Contudo, essa indicação enfrenta um desafio jurídico devido ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que veda um terceiro mandato consecutivo dentro da mesma legislatura.
O PSD, partido do senador Otto Alencar, também tem interesse no cargo de primeiro vice-presidente, com o nome de Ângelo Coronel Filho sendo cogitado, Otto que atualmente é o presidente estadual do PSD, anunciou que realizará uma reunião na próxima segunda-feira (20), com lideranças do partido, incluindo deputados federais e estaduais, para discutir as eleições da presidência e da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).