Nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2024, Salvador amanheceu com uma mistura especial de fé e movimento na tradicional Lavagem do Bonfim. Antes mesmo da chegada dos fiéis, o percurso de 8 km entre a Igreja da Conceição da Praia e a Basílica do Senhor do Bonfim foi tomado por corredores e esportistas que celebraram a data de uma forma dinâmica e carregada de emoção.
Entre eles, estava dona Marileide, de 67 anos, que participa da corrida há cinco anos. Para ela, o momento vai além de um simples exercício físico: “Eu acredito que é uma energia diferenciada. Você sente uma força porque fé não tem como descrever. É maravilhoso.”
A Lavagem do Bonfim é uma das celebrações mais simbólicas da Bahia, reunindo milhares de pessoas de diferentes religiões e culturas. O percurso, tradicionalmente é marcado pela caminhada de baianas e baianos, políticos, turistas e devotos, simboliza a devoção ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos.
Para quem participa, como dona Marileide, é impossível descrever a energia do momento: “É algo que você precisa viver para entender. A fé move tudo.”