Em discurso na Flórida, o candidato republicano Donald Trump declarou vitória na eleição presidencial dos EUA, prometendo uma “era de ouro” para o país. Com a contagem de votos ainda em andamento, Trump acumulava 267 dos 270 delegados necessários no Colégio Eleitoral, conforme projeções da Associated Press, e liderava sobre a democrata Kamala Harris. O jornal “The New York Times” estima sua chance de vitória acima de 95%.
Diante de apoiadores em um resort em Palm Beach, Trump celebrou o que chamou de “mandato poderoso e sem precedentes” dos americanos. Ele declarou que não vai descansar até devolver aos EUA a segurança e prosperidade que acredita que o país merece.
Durante o discurso, Trump prometeu endurecer as políticas de imigração, com foco em “arrumar as fronteiras”, e anunciou o slogan “Promessas feitas serão cumpridas”. Ele também propôs cortes de impostos e redução do déficit, além de pregar a união nacional. Ao lado de sua família e do candidato a vice, J.D. Vance, Trump agradeceu o apoio e fez menção especial a Elon Musk, destacando sua admiração pelo empresário.