A Rua Hélio Machado, localizada na Boca do Rio, em Salvador, enfrentou sérios alagamentos nesta terça-feira (26), em consequência das intensas chuvas que atingiram a capital baiana. A via, que concentra uma movimentada área comercial, teve suas lojas invadidas pela água, gerando prejuízos e transtornos para comerciantes e moradores.
De acordo com vídeos registrados por moradores, a situação foi agravada pela grande quantidade de lixo acumulado, que entupiu as bocas de lobo e impediu o escoamento adequado da água. O trânsito na região também foi impactado, com veículos e pedestres enfrentando dificuldades para atravessar o local.
“Toda a área comercial da Boca do Rio está debaixo d’água. Várias lojas aqui inundadas; agora a quantidade de lixo aqui é absurda, todas as bocas de lobo entupidas. Muito lixo: está intransitável aqui”, relatou Edmundo Campos, líder comunitário da região, em um dos vídeos compartilhados.
Na manhã deste quarta-feira (27), a Codesal reforçou o alerta máximo por conta das chuvas. Em caso de emergência, o cidadão deverá acionar a Defesa Civil através do número 199.