Waldir Pires foi natural de Acajutiba - BA. Realizou o primário em Amargosa - BA, completou o ginásio em Nazaré-BA, e fez o ensino clássico no Ginásio da Bahia, em Salvador-BA.
Estudioso, foi graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1949. Pires sempre foi engajado com causas sociais, com isso, foi um dos líderes do Movimento Antinazista, membro da União dos Estudantes da Bahia. Em sua trajetória, já atuou como professor particular e universitário, foi servidor público, até chegar a exercer papéis no Ministério da Justiça e no Estado da Bahia e a concorrer pela presidência do país. O advogado conquistou a posição de deputado estadual, pelo PTB, de 1955 a 1959 e, posteriormente, se tornou governador da Bahia, de 1987 a 1989, pelo PMDB.
Além dessas posições, mais perto do fim da sua trajetória política, Pires atuou como ministro da defesa, a pedido do presidente Lula, em 2006. Antes de falecer, sua última função foi como vereador da cidade de Salvador, eleito em 2012, pelo PT. O ex-governador findou seu caminho na política em 2016, aos 90 anos. Quase dois anos após o encerramento, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, em uma sexta-feira, no dia 22 de junho de 2018, Waldir Pires faleceu. Além de uma passagem ilustre e conquistas políticas, Pires deixou uma família, amigos e netos, que nesta data podem relembrar seus 91 anos.