Baiana, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa nesta quinta-feira (2/2), da celebração dos 100 anos da tradicional festa de Iemanjá, em Salvador, ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
“É uma festa da cultura popular, um legado do povo africano que se espalhou pelo Brasil. Em alguns lugares se reverencia a Iemanjá, em outros Nossa Senhora e também a Janaína. Também celebra esse contato do povo brasileiro com o mar, que é uma coisa linda. Temos que, cada vez mais, valorizar a memória de uma cultura e, nesse caso, uma tradição que se afirma há 100 anos”, destacou a ministra.
Este ano, o Ministério da Cultura (MinC) se une ao Governo da Bahia, que realiza ações conjuntas com as secretarias do estado, para celebrar a divindade do candomblé e da umbanda. O objetivo é valorizar o patrimônio cultural imaterial da cerimônia, junto com a consciência ambiental.
A Festa de Iemanjá foi reconhecida como patrimônio cultural de Salvador e a celebração é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matrizes africanas na capital baiana.