A ilha de Maria Guarda é distrito do município de Madre de Deus, com uma população de aproximadamente 5 mil habitantes, a ilha é um lugar paradisíaco e de repouso para quem busca tranquilidade e descanso.
Mas desde 2021 que Maria Guarda não recebe os cuidados necessários de manutenção e conservação dos seus pontos de embarque e desembarque pela prefeitura de Madre de Deus.
A ilha tem dois pontos de embarque e desembarque, e esses pontos ficam localizados nos dois extremos da ilha, para facilitar o acesso da população na região.
Foto: Antônio FlávioEsses pontos não estão recebendo a devida manutenção, que de fato é uma obrigação da prefeitura municipal de Madre de Deus, um desses exemplos é a ponte do Apicum que antes da administração de Dailton Filho (PSB) havia limpeza, pintura e reforma dos pontos degradados pelo tempo.
Deixando de realizar periodicamente essa manutenção, a ponte teve parte da sua estrutura derrubada pela maré e pelo tempo.
A população que necessita desse ponto está revoltada, já foram feitas diversas solicitações a prefeitura que segundo a população não está dando atenção necessaria a essas solicitações.
A caminhada de uma extremidade a outra é de aproximadamente 2km, deixando os moradores e visitantes da região do Apicum bastante insatisfeitos com o prefeito Dailton Filho.