A diplomacia cultural, o papel das representações culturais estrangeiras em Salvador e as perspectivas de cooperação com o Estado da Bahia serão os assuntos debatidos durante o simpósio internacional “A Bahia e as suas representações Culturais Estrangeiras: Políticas de Cultura entre o Global e o Local”, realizado com entrada franca nos dias 04 de janeiro de 2022 no Goethe-Institut (ICBA) e no dia 05 de janeiro no Instituto Cervantes de Salvador, a partir das 9h da manhã.
As relações diplomáticas no campo da cultura é parte importante da política externa de qualquer país e vem sendo usada na tentativa de fazer valer os interesses no exterior. O primeiro dia do evento a ser realizado no Goethe-Institut Salvador, será dedicado ao debate da função dessa diplomacia, discutindo se o verdadeiro estímulo para esse “investimento” dos países é tão somente proporcionar o intercâmbio cultural enriquecedor, ou servem como disfarce para que países atuantes alcancem seus interesses na política real?
O diretor do Instituto Cervantes de Salvador, Anastásio Sánchez, participa como comentarista na última mesa redonda, no dia 05/01, onde o Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, palestra juntamente com o diretor Cultural do Cervantes, Alberto Tuá e a assessora de Relações Internacionais da UFBA, Ana Rosa Ramos. Neste mesmo dia participam também como comentaristas, o diretor do Goethe-Institut/ICBA, Ulrich Gmunder, o diretor humanitário da Jethro International, Marcos Mattos e o diretor artístico do Instituto de Cultura Brasil Itália Europa, Ivanildo Viana Sgura.
O evento é realizado em parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Faculdade de Comunicação da UFBA, Instituto Cervantes, ICBIE, Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA.
Programação:
Terça feira, 4 de janeiro:
Conferências sobre diplomacia cultural: realidades, expectativas e metas; análise das funções de representações culturais estrangeiras em plano mundial e sua relação com as políticas culturais nacionais.
Convidados:
9h – 12h
– Gerd Ulrich Bauer, Universidade de Bayreuth (Alemanha)
– Alvaro Martinez-Cachero Laseca, Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil
14h – 17h
-Paulo Miguez, IHAC-UFBA
-Marcos Mattos, Diretor Norte e Nordeste pela JETHRO INTERNATIONAL
-Mônica Lessa, Relações Internacionais – UERJ
Coordenação: Adriano Sampaio, FACOM-UFBA
OBS: Lançamento da publicação “Goethe-Institut Salvador-Bahia/Instituto Cultural Brasil-Alemanha: Breve Introdução a Meio Século de Disseminação Cultural na Bahia”, TCC de Cláudia Hermínia Silva Cruz e Jeane Aguiar de Moura
Quarta-feira, 5 de janeiro:
Mesa redonda sobre o papel das representações culturais estrangeiras em Salvador ao longo das últimas décadas e a situação atual nas diversas áreas culturais.
Convidados:
9h – 12h
– José Francisco Serafim, FACOM-UFBA
– Renato da Silveira, IHAC-UFBA
– Cristina Castro, Teatro Vila Velha
– Fátima Dias Costa, Presidente do Conselho da Aliança Franca.
14h – 17h
Palestras sobre as políticas culturais do Estado da Bahia e suas relações com as representações culturais estrangeiras no Estado; perspectivas de cooperação
– Arany Santana, Secretária de Cultura da Bahia
– Ana Rosa Ramos, Assessora de Relações Internacionais-UFBA
– Marcos Mattos, Diretor Jethro International
– Alberto Tuá, coordenador de Cultura do Instituto Cervantes
– Ulrich Gmünder, diretor do Goethe-Institut/ICBA
– Ivanildo Viana Sgura, diretor Artístico do ICBIE