Vulcão Nyiragongo ameaça Goma e milhares de pessoas começaram a deixar a região.
As autoridades de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC), ordenaram nesta quinta-feira (27) a evacuação de parte da cidade, devido ao risco de erupção do vulcão Nyiragongo. Milhares de pessoas estão deixando a região.
“Os dados atuais e a deformação do solo indicam a presença de magma sob a área urbana de Goma, com extensão sob o Lago Kivu”, informou, em mensagem à população na mídia local, o governador militar do Kivu do Norte, general Constant Ndima.
"Atualmente, não podemos excluir a erupção em terra ou sob o lago (Kivu), que pode ocorrer com pouco ou nenhum sinal de alerta", disse o governador
“A situação pode mudar rapidamente, está sob vigilância constante” e “prevendo esta eventual catástrofe, a evacuação é obrigatória e será feita em direção a Sake (localidade a 20 km a oeste de Goma). Deverá ser feita com calma e sem precipitações sob a coordenação de trabalhadores humanitários e com os meios de transporte disponibilizados pelas autoridades de cada bairro ”, explicou o governador.
“As pessoas deveram levar o mínimo, para que todos tenham a possibilidade de embarcar depois de fechar cuidadosamente as casas”, concluiu.
Seu anúncio foi seguido pela saída de milhares de pessoas para o sudoeste, em direção à região congolesa de Masisi e para a fronteira com Ruanda.
Fonte G1


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Z/Y/rQPQ4cS3ys56ozdqFxqw/rachadura.jpg)