“A chegada do novo lote com 4 mil litros de insumos, capazes de produzir 7 milhões de doses da vacina, está prevista para o dia 26/05”, tuitou o governador de São Paulo.
O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem receber nos próximos dias novas remessas de insumo farmacêutico ativo (IFA) para fabricar vacinas contra a covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou nesta segunda-feira (17) em audiência no Senado que os dois próximos lotes de ingrediente farmacológico ativo (IFA) para a vacina da AstraZeneca produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem ser enviados ao Brasil na próxima sexta-feira dia (21). Na semana passada, a Fiocruz informou que estava com estoque baixo.
O IFA é matéria-prima para produção das vacinas, que o Brasil importa em grande parte da China. Neste momento em que o mundo inteiro tem demanda por IFA, oposicionistas avaliam que declarações do presidente Jair Bolsonaro contra a China prejudicam as relações diplomáticas entre os dois países e provocam demora no envio da matéria-prima de vacinas.
Segundo o secretário, a quantidade é suficiente para produção de cerca de 18 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.